A serpente de Bronze (Neustã)

Nehushta (hebraico, NChShThN “, objeto de bronze”) é a serpente de bronze feita por Moisés e colocado em um poste (Números 21:8-9) para curar os israelitas das picadas venenosas das serpentes venenosas no deserto.A palavra Nehushtah “coisa de bronze” contém um trocadilho em hebraico, as três primeiras letras, NChSh, significa “serpente” e as duas finais, THN, significa “dragão”.

Nehushtan

Representa uma serpente, que foi quebrada em pedaços pelo Rei Ezequias, no início de seu reinado (II Reis xviii. 4).Foi identificado com a serpente de bronze levantada por Moisés no deserto para curar os israelitas das mordidas de serpentes venenosas que estavam expostas (Num. XXI. 4-10).Os rabinos consideravam o termo “Neustã”, como no número dual, e acreditava que o sacrifício que envolveu a perda tanto do presente e da vida futura (Midr. Esfah em Yalḳ., Num.. 764).No Ber baraita.10b, que foi incorporada na Mishnah (iv Pes.. 8), a informação adicional é dada de que a destruição da serpente de bronze foi muito aplaudida pelo povo.

A exegese moderna tem duas opiniões diferentes no que diz respeito ao significado da palavra “Neustã”, que é explicado ou como denotando uma imagem de bronze, e como totalmente alheia com a palavra “Naás” (serpente), ou como uma forma alongada de ” Naás “(comp. νεεσθάν na Septuaginta), e, portanto, o que implica que o culto das serpentes era de antiga data em Israel.A suposição de que a tradição de “Neustã” não é mais velho que o tempo de Ezequias, porém, não impugnado.
Assim a Química e a medicina associaram o bastão de Hermes com os discípulos do curador Asclepius, que era envolvido por uma serpente; o bastão de Mercúrio e o moderno símbolo médico, que podia simplesmente ser o bastão de Asclepius, tornou-se um bastão do comércio. o historiador de arte J. Friedlander, em O Bastão dourado da Medicina: A História do Símbolo caudeceu na Medicina(1992) coletou centenas de exemplares de caudeceus e bastões de Asclepius e descobriu que as associações profissionais eram mais relacionadas aos bastões de Asclepius , enquanto as organizações comerciais na área médica eram mais relacionadas ao caudeceu.

Uma similar conversão de bastão para serpente foi experimentada por Moisés e mais tarde seu irmão Aarão: E 0 Senhor lhe disse, O que você tem em suas mãos? E este respondeu, um bastão. E foi lhe dito para por o bastão no chão. O bastão estava no chão, e transformou-se em serpente; e Moisés cobriu-o antes. E o Senhor disse a Moisés, Ponha a mão sobre ela e pegue-a pela cauda. E ele pos a mão sobre ela e a pegou pela cauda, e ela transformou-se em um bastão em sua mão.( Êxodo 4:2-4)

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s